Hoje nós vamos falar sobre o Google BERT, o que é o novo algoritmo da empresa, quando foi lançado e o que é a NLP do Google.
Como sabemos que algoritmo é a base para pontuar o SEO do seu site de forma eficiente, então leia esse artigo até o final para entender tudo!
O que é o novo algoritmo Google BERT?
O Google BERT é um algoritmo que aumenta a compreensão do pesquisador sobre a linguagem humana.
Isso é essencial no universo da pesquisa, pois as pessoas se expressam naturalmente nos termos de pesquisa e no conteúdo das páginas – e o Google trabalha para fazer a correspondência certa entre uns e outros.
Para entender o que é BERT, vamos ter que lidar com alguns termos de tecnologia, certo?
Pra começo de conversa, o BERT é uma rede neural. Você sabe o que é isso de fato? Não se preocupe.
As redes neurais são modelos de computador inspirados no sistema nervoso central de um animal capaz de aprender e reconhecer padrões.
No caso do BERT, a rede neural é capaz de aprender as formas de expressão da linguagem humana.
É baseado em um modelo de Processamento de Linguagem Natural (NLP do Google) chamado Transformer, que entende as relações entre as palavras em uma frase, ao invés de uma após a outra.
BERT é um modelo de pré-treinamento para processamento de linguagem natural.
Isso significa que o conjunto de dados do modelo é treinado em corpus de texto (como a Wikipedia por exemplo) e pode ser usado para desenvolver vários sistemas sem deixar nada de fora.
É possível desenvolver algoritmos de pergunta-resposta ou análise de sentimentos, por exemplo.
Tudo isso está no campo da inteligência artificial. Ou seja, os robôs que estão fazendo tudo em si!
Programado assim, o algoritmo aprende continuamente sobre a linguagem humana como um bebê, processando os milhões de dados que recebe.
Mas, além do mundo da inteligência artificial, que se parece mais com ficção científica, é importante saber que o BERT entende o contexto completo de uma palavra – os termos antes e depois e as relações entre eles.
O que é extremamente útil para compreender o conteúdo de sites e as intenções dos usuários ao pesquisar no Google.
Origem do BERT
Em novembro de 2018, o Google lançou o BERT em código aberto na plataforma GitHub.
A partir daí, qualquer pessoa pode usar os códigos e modelos pré-treinados do BERT para criar seu próprio sistema com mais rapidez.
O próprio Google utilizou o BERT em seu mecanismo de busca. Em outubro de 2019, o Google anunciou sua maior atualização dos últimos tempos: a adoção do BERT no algoritmo de busca.
O Google já adotou modelos para entender a linguagem humana, mas essa atualização foi anunciada como um dos maiores saltos na história dos mecanismos de busca.
Inicialmente, o BERT foi lançado apenas nos Estados Unidos e em inglês.Mas, em dezembro de 2019, o modelo foi estendido para mais de 70 idiomas.
Dessa forma, os resultados da busca em todo o mundo têm um grande ganho de qualidade.
O que é NLP do Google, sua origem e qual é o impacto dela no algoritmo?
Para explicar o que é BERT, dizemos que este algoritmo é um modelo de NLP do Google que significa processamento de linguagem natural. Vamos explicar melhor.
A NLP do Google é um campo da inteligência artificial que converge com a linguística ao estudar as interações entre as linguagens humana e de computador.
A intenção é justamente preencher as lacunas entre uma língua e outra e fazer com que se comuniquem entre si.
Esse tipo de sistema já existe há muito tempo, desde o trabalho de Alan Turing nos anos 1950.
Mas foi apenas nos anos 80 que os modelos em si deixaram os manuscritos e adotaram a inteligência artificial.
A partir de então, os computadores passaram a processar grandes volumes de dados, o que revolucionou a relação entre humanos e máquinas.
Podemos não notar na rotina do dia a dia, mas nossa expressão verbal é extremamente complexa e muito diversa.
Existem tantas linguagens, regras sintáticas, relações semânticas, gírias, expressões, abreviações e erros do dia a dia, que os humanos mal conseguem se entender!
Para os computadores é ainda mais difícil, porque usamos uma linguagem não estruturada para eles, que precisam de sistemas para entendê-la.
Para isso, a NLP do Google adota uma série de técnicas, como a abstração do irrelevante do texto, correção de erros ortográficos e redução das palavras ao radical ou infinitivo.
A partir daí, é possível estruturar, segmentar e categorizar o conteúdo para entender como as partes criam significado juntas.
Em seguida, o sistema também constrói uma resposta para aquela determinada pergunta, em linguagem natural, para interagir com o usuário.
É justamente esse tipo de sistema que permite, por exemplo, que você diga “Alexa, me diga a receita do bolo de chocolate”, e o assistente virtual da Amazon especifique os ingredientes e o método de preparo em si.
Essa solução é hoje utilizada em diversos recursos, como na interação com chatbots e PABX Virtual, por exemplo, na análise de sentimentos, no acompanhamento de redes sociais e, claro, no sistema de pesquisa do Google.