GOOGLE ANALYTICS: INTELIGÊNCIA EM AUXÍLIO DA SUA GESTÃO
O Google Analytics é, sem dúvida, uma ferramenta das mais importantes para quem tem um site. E como já é consolidado, ter um site não é supérfluo para quem tem um negócio, seja qual nicho for. E, não basta ter um domínio, é preciso dominá-lo.
O Google Analytics é um serviço gratuito que tem a finalidade de exibir os números de visitação do seu site. Fornecendo dados que ajudam a estruturar melhor seu negócio e viabilizando formas de alcançar melhores resultados. Possibilita conhecer o perfil de sua audiência trazendo elementos o que o constitui como uma ferramenta imprescindível na gerência do seu negócio.
Explicando o Google Analytics
É uma plataforma de estudos, por inteligência artificial, que tem por serviço analisar a base de dados online do Google. Ao instalar um código nas páginas dos domínios, ele faz a pesquisa de informações essenciais e emite um relatório.
A análise procura compreender o comportamento do público em seu site. São dados preciosos que consistem no melhor feedback.
Ele aponta a quantidade de visitantes, o tempo de que o usuário permanece, quantos retornam, a origem do tráfego, isto é, de onde vem a visita, quais horários de maior acesso entre outros dados.
É uma ferramenta que proporciona um mapeamento detalhado do seu negócio na internet.
Instalando o Google Analytics
Para instalar é preciso ter uma conta no Google. Em seguida, entrar no site e inscrever-se, depois é seguir os passos da orientação da própria ferramenta que lhe enviará um código. É aconselhável pedir o acompanhamento de um especialista para que não haja erros que impossibilitem a execução.
Sobre as métricas
O Google Analytics oferece uma série de métricas que você precisa se familiarizar para adequar seu negócio. Quanto maior o conhecimento sobre a ferramenta, melhor será o benefício que sua marca terá.
Visitas é uma métrica usada para determinar o número de usuários que entram em seu site durante um determinado tempo.
Visitantes Únicos é uma métrica que determina quantidade de pessoas que acessam o site uma vez e que não voltam.
Rejeição Computa a visita que aciona um serviço e depois sai. Como alguém que está na estrada e entra em uma cidade para comprar um remédio para dor cabeça, é uma situação ocasional. Não significa que há rejeição em seu trabalho, é que a pessoa queria algo específico. Como um texto do blog que lhe interessa, entra, lê e vai embora.
Duração da sessão calcula o tempo que o usuário passa em seu site, se passa pouco tempo não achou interessante, se gasta mais tempo é sinal que seu domínio oferece bons serviços.
Aquisição de usuários aponta o caminho percorrido pelo cliente até seu site, se veio por meio de mídias sociais, pesquisa orgânica, tráfego pago.
Busca Orgânica demonstra quantas pessoas acessaram a partir de sites de busca, Google, Yahoo e outros. É um feedback para seu trabalho de SEO.
Direct determina as pessoas que conhecem e acessam direto pela url da página.
Referências são o grupo de visitantes que encontraram o link do seu site em outras páginas.
Use Corretamente
Essa plataforma é uma inteligência artificial que fornece dados, disponibiliza para você todos os números de tráfego do seu negócio. Mas é importante saber que ele não vai te dizer qual é o seu problemas, trata-se de tecnologia e não feitiçaria.
Através dos dados fornecidos, você e sua equipe, são responsáveis pelo levantamento dos problemas, de elaborar as correções. Mesmo que os dados estejam favoráveis, é sempre prudente avaliar e ajustar os parafusos para que o trem não saia dos trilhos.
Caso ainda não use essa ferramenta, vale a pena começar e otimizar o gerenciamento de sua marca.