Vamos Começar
Os miomas uterinos são um problema de saúde comum entre as mulheres. Muitas vezes, eles são assintomáticos e passam despercebidos, mas em alguns casos, podem causar sintomas desconfortáveis e até mesmo afetar a fertilidade.
Se você está enfrentando problemas relacionados aos miomas uterinos, este guia completo irá ajudá-la a entender melhor essa condição e encontrar a melhor opção de tratamento para você.
Afinal, O Que São Miomas?
Os miomas uterinos são tumores benignos que se desenvolvem no útero. Eles são compostos principalmente de tecido muscular e podem variar em tamanho e localização dentro do útero. Os miomas podem ser únicos ou múltiplos e podem se desenvolver dentro da parede uterina, na superfície externa do útero ou até mesmo no interior da cavidade uterina.
Eles são estimulados pelos hormônios femininos, principalmente o estrogênio, que é fundamental para o ciclo menstrual. Quanto maior a exposição ao estrogênio, maior é a chance do desenvolvimento de miomas.
Por isso, eles são mais frequentes em mulheres entre 20 a 40 anos, quando ocorre o pico de produção do estrogênio. Depois da menopausa, com a redução da produção hormonal da mulher, os miomas tendem a parar de incomodar e produzirem muitos sintomas, mas dificilmente desaparecem.
Os Cinco Sinais dos Miomas
Os sintomas dos miomas uterinos podem variar amplamente de acordo com o tamanho, localização e quantidade dos miomas presentes. Alguns dos sintomas comuns incluem:
1. Menstruação intensa
2. Dor e desconforto
3. Alterações urinárias
4. Constipação
5. Dores nas costas e nas pernas.
Como Acabar Com Miomas
O tratamento dos miomas uterinos depende da gravidade dos sintomas, idade da paciente, desejo de ter filhos no futuro e tamanho dos miomas. Existem várias opções disponíveis, incluindo:
1. Acompanhamento clínico
2. Medicamentos para controle do sangramento
3. Terapia hormonal
4. Embolização do útero: procedimento minimamente invasivo e sem cortes, é a principal alternativa para as pacientes que não querem retirar o útero e desejam algo mais simples e sem cortes.
5. Cirurgia: em casos mais graves, a remoção cirúrgica dos miomas ou mesmo do útero (histerectomia)
Por Fim
Os miomas são uma doença muito comum na saúde feminina e muitas vezes negligenciado. Podem necessitar de um tratamento específico e você deve sempre procurar um médico de referência na sua região.
O ideal é que sempre busque opções minimamente invasivas como um a embolização do útero, antes de ir para cirurgias grandes como a histerectomia.
Mas não se esqueça, apenas após o exame de um especialista, você poderá saber o melhor tratamento pro seu caso.