spot_img

SpaceX Starship SN9 voa alto, explode ao pousar, assim como SN8

O segundo vôo de um protótipo do foguete de nave estelar de próxima geração de Elon Musk , destinado a eventuais viagens a Marte, foi perfeito até o pouso, que, como o teste de um protótipo anterior, terminou em uma explosão de fogo.

Depois de vários atrasos e uma discussão com a Federal Aviation Administration sobre sua licença de lançamento, a SpaceX lançou o veículo batizado de SN9 de sua instalação em Boca Chica, Texas, por volta das 12h30 PT de terça-feira.

O foguete de três motores voou a uma altitude de 6,2 milhas (10 quilômetros), desligando seus três motores em sequência enquanto subia mais alto. Em seguida, começou uma longa queda de volta à Terra, como fez seu antecessor SN8 durante um vôo de teste em dezembro.

SpaceX Starship prototype exploded, but it's still a giant leap towards Mars

Ao chegar para um pouso, SN9 executou uma queima de pouso para se orientar verticalmente para o toque, mas pareceu pousar duro e não muito vertical, explodindo no impacto assim como SN8.

A SpaceX ainda considera o teste um sucesso e continuará a coletar dados para voos de teste futuros que levarão os protótipos à órbita.

“Precisamos trabalhar nesse pouso”, disse John Insprucker da SpaceX na transmissão ao vivo do vôo.

Ficou claro na manhã de terça-feira que este poderia finalmente ser o dia do primeiro (e único) voo do SN9, quando a Federal Aviation Administration disse em um comunicado por e-mail que havia aprovado a licença de lançamento do SN9, revelando também que o lançamento em dezembro do SN8 foi feito sem a aprovação total da FAA .

A revelação ajuda a explicar as semanas de atrasos antes do lançamento do SN9. Na semana passada, SpaceX e Musk travaram um concurso de estrelas com a FAA, e a FAA nem piscou.

Na quinta-feira, a SpaceX passou pelo processo de carregamento de combustível no SN9 em preparação para um lançamento em sua instalação na Costa do Golfo do Texas. Mas a FAA não deu OK para que o vôo ocorresse.

Musk expressou sua frustração com a agência governamental no Twitter:

“Ao contrário de sua divisão de aeronaves, que é boa, a divisão espacial da FAA tem uma estrutura regulatória fundamentalmente quebrada. Suas regras são destinadas a um punhado de lançamentos dispensáveis ​​por ano de algumas instalações do governo. Sob essas regras, a humanidade nunca chegará a Marte. “

Em resposta a um pedido de comentário, um porta-voz da FAA disse: “Continuaremos trabalhando com a SpaceX para resolver questões pendentes de segurança antes de aprovar o próximo vôo de teste.”

Coming in HOT! My new rendering of SpaceX Starship skydive maneuver. -Neo :  SpaceXLounge

Na sexta-feira de manhã, a cena começou a se repetir quando os moradores da vizinha vila de Boca Chica foram evacuados na esperança de que as FAA estivessem prontas para dar luz verde. Mas logo depois disso, os residentes descobriram que não haveria lançamento de teste na sexta-feira e que era seguro voltar para casa.

Então, o drama se aprofundou na noite de sexta-feira, quando o Verge relatou que a SpaceX havia violado sua licença de lançamento da FAA para o vôo de teste do SN8 em dezembro.

Embora não saibamos o que a SpaceX estava solicitando uma isenção de segurança especificamente, o Washington Post relatou que o final explosivo do SN8 era esperado e não um problema.

Qualquer que seja a fonte do drama, a FAA agora parece estar bem com o programa de teste da nave estelar continuando a avançar. A espera pelo próximo vôo de teste pode não ser longa, pois o próximo protótipo, SN10, já está na plataforma de lançamento não muito longe de onde SN9 decolou.

spot_img

Mais Lido

Artigos Relacionados