Quando você tem uma pergunta e as pessoas ao seu redor não conseguem descobrir, qual é a sua fonte de pesquisa favorita?
Se respondeu ao Google, ou a qualquer outro motor de busca da Internet, seja Bing, Yahoo, Youtube (sim, é também um motor de busca) deve saber que está acompanhado por grande parte da população mundial.
Neste cenário surge o SEM (Searching Engine Marketing), um conjunto de técnicas que visa utilizar estes motores para promoção na Internet.
O que é SEM?
SEM (Search Engine Marketing) pode ser descrito como qualquer estratégia de marketing baseada em mecanismos de pesquisa.
Esta estratégia pode ser usada para promover negócios online ou offline e para promover promoções que ocorrem virtualmente ou fisicamente.
SEM é dividido em duas partes. Um deles é o SEO, que visa gerar mais tráfego orgânico para um determinado domínio. E o outro são links patrocinados.
Estamos falando sobre os anúncios que aparecem no Google e em outras plataformas como facebook por exemplo.
Esses materiais incluem estratégias como pesquisa de palavras-chave e outras técnicas comuns com SEO.
Inclui também a análise da segmentação do público-alvo e das estratégias mais orientadas para a compra de material publicitário tradicional.
Em suma, SEM pode ser descrito como uma espécie de guarda-chuva. Em seguida, são inseridas técnicas de SEO e outras que ajudarão a empresa a se posicionar bem nas consultas de pesquisa dos principais buscadores.
Uma estratégia de marketing digital só será completa e bem desenvolvida se for investida em qualidade e esforço em ambas as dimensões.
SEO que combina estratégias que envolvem a otimização de sites, blogs e páginas para que possam se classificar bem nos buscadores e consequentemente, atrair mais visitantes.
Para que tudo isso seja possível, o SEO tem um grande aliado, o marketing de conteúdo, que cria páginas relevantes para o público em questão.
Portanto, além das otimizações de mecanismo de busca que incluem aspectos de estrutura do site, digitalização, uso de palavras-chave, capacidade de resposta, velocidade de carregamento e outros aspectos.
Também há a necessidade de produzir textos ou outros tipos de materiais para torná-lo realmente valioso.
Vale ressaltar que investir em técnicas de SEO é fundamental, pois pesquisas mostram que 90% das pessoas apenas clicam em um link de seus resultados de busca.
Além disso, outros estudos sobre o comportamento do usuário mostraram que a primeira posição no Google sozinha responde por cerca de um terço dos cliques na pesquisa.
Vejamos um exemplo: suponha que você esteja trabalhando com a palavra-chave ‘como ter backlinks‘ em sua estratégia e essa palavra-chave tenha cerca de 8 mil pesquisas por mês.
Um terço desse número, ou cerca de 2. 666 cliques, é colocado em primeiro lugar no Google.
O resto dos cliques são divididos entre os outros resultados, com a primeira página tendo a grande maioria do total de cliques.
Por que o SEM é importante?
Sem dúvida, os motores de busca constituem uma parte importante de todo o tráfego gerado na Internet.
Para se ter uma ideia, 2.3 milhões de pesquisas são feitas no Google a cada segundo. Portanto, o potencial desta ferramenta é facilmente imaginável quando se trata de negociação.
Os mecanismos de pesquisa são principalmente plataformas de informação e, como tal, servem como base para as consultas dos usuários.
Por isso, incentivam a criação de conteúdo na internet e trazem o máximo de conhecimento possível para a internet. Por outro lado, como a maior plataforma de publicidade online do mundo.
O Google também é conhecido por seu modelo de negócios eficaz voltado para gerar lucratividade para a pesquisa contínua da empresa e proporcionar uma boa experiência ao usuário.