Você conhece a experiência do usuário dentro de um site? Este conceito nunca foi tão difundido como hoje e há boas razões para isso que você já deve saber porquê.
À medida que os consumidores passam cada vez mais tempo no ambiente digital, é natural que procurem maneiras mais fáceis e agradáveis de realizar suas tarefas diárias.
Isso também significa obviamente que as marcas que não se preocupam tanto em fornecer boas experiências de navegação e usabilidade dentro de seus próprios sites e blogs e logo logo perderão o espaço para encontrar clientes.
Portanto, é importante saber o que está envolvido na criação dessa experiência do usuário e como você pode usar essa funcionalidade para atrair clientes e reter os clientes existentes dentro da sua base.
O que é de fato experiência do usuário dentro de um site?
A experiência do usuário cobre todas as interações do usuário com uma marca.
Após a transformação na era digital, essa experiência se concentrou principalmente em sites, aplicativos móveis, ferramentas e outros recursos semelhantes.
É o mesmo. Hoje, as altas taxas de conteúdo não dependem mais inteiramente da qualidade dos produtos ou serviços.
Para as empresas, isso implica um esforço maior para desenvolver uma presença digital coerente e atrativa para todos, bem como para adaptar cada vez mais seus fluxos interativos às características e comportamentos do usuário.
Para entender melhor o que as marcas de hoje precisam considerar para garantir uma experiência ideal do usuário, na próxima seção discutiremos os pilares desse conceito.
Quais são os pilares da experiência do usuário?
A experiência do usuário é um universo amplo e profundo, feito de diferentes arestas. Então você verá os pilares que o compõem.
Apelo visual
Este é um dos pontos básicos do UX Design. Na verdade, a primeira impressão também é importante para a experiência do usuário.
Por isso, é preciso cativá-lo com uma apresentação visual atraente.
Seja um e-commerce, blog ou qualquer outro tipo de site, é importante ter um design agradável em qualquer situação.
Um design bem consistente e muito envolvente que capture o simples visitante e o mantenha na página por muito mais tempo , surpreendendo-o pelo seu valor estético e podendo garantir um futuro cliente.
Utilitário
Além de tudo, de ser visualmente atraente, a experiência do usuário deve ser altamente funcional.
Assim, plataformas como aplicativos móveis e sites devem agregar valor para solucionar problemas e satisfazer as necessidades de usuários e clientes.
Esses valores agregados incluem calculadoras, planilhas, manuais técnicos e até mesmo conteúdo e informações educacionais.
Acessibilidade é essencial para experiência do usuário dentro de um site
A acessibilidade, em primeiro lugar, refere-se à capacidade de acessar uma página da web de diferentes dispositivos, e não apenas de um computador ou laptop tradicional.
Além disso, o projeto deve ter capacidade de ajuste e otimização, considerando as características e o formato de cada dispositivo, conforme estabelecido pelos corretos princípios de responsividade.
Isso garante uma excelente experiência na página em todos os momentos, independentemente do meio pelo qual o usuário a acessa – seja um computador, tablet ou o mais comum hoje em dia: o smartphone.
Esse ponto também está intimamente relacionado à inclusão de usuários com restrições físicas, como os deficientes visuais, permitindo o acesso às informações por meio de recursos como leitores de tela.
Credibilidade
Para que um site ou plataforma digital contribua para as taxas de conversão e satisfação do usuário, ele precisa projetar sua credibilidade.
Para isso, deve estar livre de erros e, acima de tudo, atender às expectativas que geram isso.
É importante que as várias funcionalidades e valores acrescentados cumpram realmente os objetivos que prometem e contribuam de forma tangível para a resolução dos problemas dos clientes ou usuários que vão se tornar clientes.
Assim, essa filosofia do Design é marcada pela confiança, o que pode levar a compras, assinaturas e outras relações comerciais duradouras.
Intuição
A interface do usuário só é eficaz quando garante facilidade de uso, capacidade de digitalização e intuitividade.
Afinal, de nada adianta ou pouco adianta um site ter grandes e variados recursos e potencial se o usuário não souber como usá-lo não é verdade? E além disso, aproveitá-lo ao máximo.
Como explicaremos mais tarde, uma interface altamente intuitiva é alcançada, em grande parte, com um bom trabalho de escrita.
Desempenho técnico
Ter uma alta velocidade de carregamento (Máximo possível ) e bom desempenho técnico é extremamente importante para as páginas do seu site e para o SEO.
Esta é a única maneira de obter a otimização da taxa de conversão dentro do seu site, e uma sólida experiência do usuário.
Mesmo que um site seja funcional e visualmente atraente, o usuário não se sentirá confortável se ele falhar tecnicamente e tiver que lidar com vários atritos e aborrecimentos.
É importante mencionar também que um site com bom desempenho técnico é mais valorizado pelos algoritmos dos buscadores, pois tem relação direta com a otimização para mecanismos de busca (SEO).
Os usuários estão cada vez mais exigentes e precisam de experiências que realmente os motivam e cativam bastante o usuário final.
É por isso que dentro dessa pilares essenciais da experiência do usuário está a humanização das páginas e ferramentas que é muito importante.
Aproximando-as e permitindo que as marcas se conectem emocionalmente com o público em questão.
O resultado dessas melhores práticas que falamos, quando e se implementadas, aumenta o engajamento do usuário sem sombra de dúvida.
O que os incentiva a se tornarem embaixadores praticamente da marca por meio da experiência de navegação bem-sucedida, fãs!
Inovação e originalidade
Além disso, é um dos mais importantes, a experiência é mais gratificante quando o usuário interage com plataformas e ferramentas mais inovadoras e originais, que possuem identidade própria e se mostram memoráveis.
Nem sempre conseguimos com facilidade ter originalidade, mas o importante é pensar em como isso pode agregar no resultado até do nosso faturamento, por exemplo.