spot_img

4 melhores maneiras de organizar e rastrear seus backlinks

Para rastrear e analisar os backlinks de um site é preciso o auxílio de uma plataforma. Se você estiver começando agora, com certeza se deparou com uma infinidade de números e informações que podem não estar muito claras à primeira vista.

Todas as informações que você certamente encontrou possuem significados importantes e demonstram como o SEO do seu site tem se desenvolvido. Mas, como interpretar e organizar essas informações para que sejam úteis?

Para ter sucesso em sua análise é preciso rastrear e organizar os backlinks do seu site. Para te auxiliar nessa tarefa, separamos as 4 melhores maneiras de fazer isso, veja a seguir.

1 Classificar e recuperar grupos de backlinks

Quando pensamos em organização, na maioria das vezes, nos vem a mente itens separados por categorias. E sim, isso pode ser aplicado em sua análise de backlinks.

Você pode organizar grupos de backlinks de acordo com categorias em comum, como, por exemplo: origem, categoria de link, mais recente ou antigo e outros.

Durante um processo de busca ou recuperação de links é muito importante que eles estejam classificados em grupos de backlinks, pois isso torna o processo bem mais ágil.

Existe uma infinidade de maneiras de categorizar seus backlinks. Lembre-se sempre de classificá-los de forma que facilite sua localização durante uma busca ou recuperação.  

2 Remover ou adicionar rótulos de backlinks

Os grupos de backlinks que você criará, com o auxílio da dica anterior, irá abranger seus links de modo muito geral. Ou seja, as características utilizadas para formar os grupos apenas criam pontes entre os backlinks, contextualizando-os com base em elementos em comum. 

Então, se você deseja rastrear apenas uma categoria de backlink você precisa identificá-lo com rótulos. Nas plataformas de monitoramento existe a opção de adicionar rótulos individuais a cada backlink. Com isso, você pode adicioná-los ou removê-los a qualquer momento.

Os rótulos que você pode atribuir são: bons, ruins, pendentes e ignorados. Assim, poderá acessar facilmente todos os backlinks que possuírem os mesmos rótulos.

3 Exportar links selecionados para XML

Você sabe o que é um arquivo XML? De forma geral, um arquivo XML é uma forma de padronizar informações, muito utilizado para criação de Notas Fiscais Eletrônicas, mas também pode ser usado em outros documentos.

Como exportar links para XML pode ser útil? Caso você precise importar seus backlinks para outro software ou deseje armazená-los em backup em um disco rígido externo, irá precisar das informações padronizadas e organizadas.

Para criar um arquivo XML basta acessar a plataforma que você já utiliza para monitoração, selecionar os links que deseja exportar e procurar pela opção “Exportar” ou “Exportar para XML” e o arquivo será gerado e baixado automaticamente. 

4 Use o filtro “Tags” para mostrar ou excluir tags

Atribuir tags aos backlinks também é uma ferramenta muito interessante e útil para realizar boas análises de sites. 

Alguns exemplos de tags que você pode incluir são: backlinks de alta qualidade, rejeitados, link nofollow e dofollow, UGC, sites patrocinados e backlinks tóxicos.

Se você quiser ver apenas os backlinks de alta qualidade que estão em seu site, basta utilizar o filtro para localizar e mostrar apenas os links que possuem essa tag. 

Através dessa ferramenta é possível também excluir tags em grande quantidade de forma bem mais rápida, se comparado a uma seleção manual feita sobre todos os links que possuiriam as mesmas tags. 

Ainda parece meio confuso como você pode organizar e rastrear seus backlinks? Entre em contato com a Mkt Press e descubra como fazer isso da melhor maneira possível.

spot_img

Mais Lido

Artigos Relacionados