spot_img

4 dicas de boas práticas de backlink

4 dicas de boas práticas de backlink

O uso de backlink para o seu site ou blog é uma maneira de mostrar ao Google que o conteúdo que você produz é relevante. Mas não é só isso.

Os backlinks que levam ao seu site, precisam ser orgânicos, ou seja, gerados de modo natural. Com isso se faz necessário conhecer algumas boas práticas sobre o assunto, para não gerar os terríveis black hats.

Mas, o que é backlink?

Em síntese, backlinks são links agregados a um texto que vão direcionar o leitor para outros conteúdos.

Os backlinks tem o intuito de guiar a leitura para que ela seja a mais completa possível.

Nesse sentido, o maior objetivo de textos com backlinks é fazer com que sejam naturais. Ou seja, quando um link é colocado como referência, isso precisa ser feito de modo orgânico.

Além disso, esse conteúdo direcionado, deve fazer sentido ao que já está sendo dito.

Desse modo, não adianta escrever um texto sobre os novos modelos de carros SUV e inserir um link para uma empresa de perfume. Isso não faria nenhum sentido!

Ademais, cabe ainda dizer que, em geral, os backlink são feitos de duas formas:

  • direcionados para conteúdos do próprio site
  • direcionados para outros sites com os quais o seu tem parceria ou então que você concorda com o que está escrito

Por que ter boas práticas de backlink é importante?

Antes de passarmos para as dicas, precisamos lembrar o por quê ter e fazer backlinks de qualidade é importante. Isto é, por que manter uma boa prática ajuda a alavancar seu conteúdo.

Isso se deve, basicamente, porque o tráfego gerado para a sua página por meio de backlink de outro site, ajuda a rankear melhor seu site. Em outras palavras, quanto mais vezes os seus textos forem mencionados, têm mais chances do Google entender que seu serviço é relevante.

Com isso, aumenta a possibilidade do seu conteúdo aparecer como destaque na página de resultados (SERP).

Outro motivo para ter boas práticas está no fato disso evitar black hats. Que são, em suma, técnicas de SEO que usam de brechas no algoritmo do Google para rankear melhor. Atualmente, essas técnicas são identificadas pela inteligência artificial do mecanismo de buscas e, quando isso acontece, o Google pune os sites infratores.

4 dicas de boas práticas de backlink

Depois que explicamos toda essa parte inicial, podemos passar para o que interessa, nossas dicas de boas práticas para usar backlink e rankear melhor!

1- Tenha um plano

Em outras palavras, isso significa: crie uma estratégia para se estabelecer como um site confiável. Para tal, tenha metas e objetivos claros para alcançar mais backlinks com o tempo.

Mais do que ações de marketing para impulsionar o conteúdo de modo saudável, você vai precisar de paciência!

Para ajudar a criar metas, vale analisar os backlinks de sua concorrência e onde eles estão se destacando. Você pode fazer isso em sites como:

  • Ahrefs
  • SEMrush
  • Moz Link Explorer
  • Check my Links (este é o que tem a versão gratuita mais completa)

2- Faça Guest Points

Se você não sabe o que é isso, calma que vamos explicar. Guest Points são parcerias-chave que você faz com sites que produzem conteúdos complementares ao seu.

Por exemplo: se você tem uma loja que vende celulares, pode fazer parceria com sites de tecnologia que falam sobre o que há de mais novo no setor. Assim, você pode dar ou fazer entrevistas, notícias ou outro conteúdo e depois ter um backlink no site do parceiro. Ao mesmo tempo, você também coloca backlinks do parceiro no seu site.

3- Não invista em link farming

As link farmings são como fazendas, mas que produzem conteúdos para blog de maneira industrial, forçando backlinks para os parceiros.

Essa prática já foi efetiva no passado, no entanto, agora há um grande risco de ser identificada como uma prática de black hat. E isso, como já falamos, não é nada bom!

O conteúdo produzido pelas link farming geram um fluxo desordenado de pessoas, o que facilita o trabalho do Google de identificar e punir essa prática.

Sempre dê preferência para conteúdos próprios e siga as metas traçadas pela primeira dica que demos. Pode levar mais tempo, mas será muito mais produtivo no longo prazo.

4- Foque em criar conteúdo

Mais do que qualquer coisa, pesquise e crie conteúdos que sejam atraentes para seu público. Nesse sentido, sempre tenha textos autorais, sem cópias da concorrência!

Além disso, invista em boas referências de acordo com o seu ramo. Caso trabalhe com negócios e finanças, por exemplo, leia matérias sobre o assunto e esteja atualizado sobre o que acontece no mercado.

Enfim, vamos ficando por aqui. Esperamos que essas dicas te ajudem a manter boas práticas de backlinks e ainda, geram tráfego para seu site!

spot_img

Mais Lido

Artigos Relacionados